Rudolf Diesel, engenheiro mecânico,
inventor do motor a diesel, nasceu em Paris, no dia 18 de março de 1858, tinha
dupla nacionalidade, além de francês, também era alemão, já que seus pais,
ambos nascidos na Alemanha, haviam emigrado para a França, antes de seu
nascimento. Aos 14 anos, Rudolf Diesel foi para a Alemanha e depois de concluir
os primeiros estudos, quis ser engenheiro mecânico e formou-se na cidade de
Munique, na Alemanha. Depois de graduado como engenheiro, Rudolf Diesel, voltou
para Paris no ano de 1980 e foi trabalhar com um Karl Von Lider, que havia sido
seu professor. Rudolf Diesel ajudou seu antigo professor na construção de um
moderno sistema de instalação de refrigeração de gelo. Trabalhando com Karl Von
Lider, Rudolf Diesel registrou várias patentes de invenções. Em 1983, Rudolf
Diesel se casou e continuou trabalhando para a empresa de Karl Von Lider.
Alguns anos mais tarde, Rudolf Diesel voltou para a Alemanha, com a sua família
e passou a dedicar-se à invenção de um motor diferente, que mais tarde, recebeu
seu nome. O motor era a queima interna de reações químicas. Mas, para
funcionar, Rudolf Diesel, teve que inventar a bomba injetora e sistemas
engrenagens. Desenvolvido a princípio para funcionar com óleos vegetais, como o
de amendoim, ou animal, como a gordura de porco, foi patenteado em 23 de
fevereiro de 1897. Mas, ao produto da primeira fase do refino de petróleo, foi
dado, em homenagem, o nome diesel e sua invenção passou a usar tal produto. Em
29/09/1913, Diesel viajou de barco de Antuérpia, Bélgica, a Harwich,
Inglaterra e desapareceu durante a viagem. Dias depois um corpo foi encontrado,
recolhidos os pertences, foi de novo jogado ao mar, costume da época. Eugen
Diesel, filho de Rudolf Diesel, reconheceu os objetos como de seu pai. Até
hoje, o mistério prossegue, terá sido um suicídio, um assassinato, ou
simplesmente um acidente.
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e
montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire